sábado, 26 de janeiro de 2013


Onze grupos fundamentais na história do samba romântico


Divulgação


Descoberto por Beth Carvalho nos anos 70, o grupo carioca Fundo de Quintal estourou nos anos 80 e se tornou um verdadeiro celeiro de novos valores para o samba, como Almir Guineto, Arlindo Cruz, Sombrinha e outros. Os Beatles do pagode?



Divulgação


O grupo carioca Originais do Samba surgiu no final dos anos 60, e revelou o impagável Mussum, que também atuou como ator e humorista. O samba dos caras era de primeira, um dos pioneiros do samba moderno, e modelo para os grupos atuais. Os Rolling Stones do pagode?




Divulgação


Liderado pelo cantor e compositor Luis Carlos, o grupo Raça Negra colocou São Paulo no cenário do samba e ajudou a renová-lo, a partir dos anos 90. Vários grupos os imitaram, inclusive o Só Pra Contrariar e sua aposta no romantismo virou padrão para quem veio a seguir.



Divulgação



Surgidos na Cohab de Carapicuíba, em São Paulo, o grupo Negritude Jr., do vocalista Netinho de Paula, misturava romantismo e swing, e estourou logo após o Raça Negra. Eles receberam o apelido de o Earth, Wind & Fire do pagode.


Divulgação



Do início imitando o Raça Negra, a banda mineira Só Pra Contrariar logo se tornou uma força do pagode, até chegar ao seu auge em 1997, com um disco que vendeu mais de 3,5 milhão de cópias, recorde até hoje no Brasil. Alexandre Pires era o seu líder.



Divulgação




Liderado pelo cantor, compositor e músico Leandro Lehart, o Art Popular é da mesma geração do Negritude Júnior e sempre foi marcado pela ousadia. Gravaram um pioneiro Acústico MTV em 1999, algo até então inédito para o pagode.




Divulgação



Da periferia de São Paulo, o Soweto disparou rumo ao topo das paradas na segunda metade dos anos 90, graças principalmente ao carisma de seu vocalista, Belo, que há quase dez anos saiu para se dedicar à carreira solo.



Divulgação



Se os anos 90 foram dominados pelos grupos paulistas, a atual década tem forte presença das bandas cariocas. A pioneira nessa nova fase é a Revelação, da qual faz parte o talentoso Xande de Pilares, ótimo músico e compositor.







Divulgação

grupo Jeito Moleque foi formado na zona norte de São Paulo no final dos anos 90, e pode ser considerado um dos pioneiros do que foi batizado como pagode universitário, por atrair esse tipo de público a seus shows. Romantismo e swing são suas marcas.


Divulgação

Outro integrante de ponta do pagode carioca nessa década, o Sorriso Maroto conquistou um público muito grande, graças a um samba ao mesmo tempo romântico e balançado, o que lhes proporcionou sucesso em todo o Brasil.


Divulgação


Junto com o Jeito Moleque, Inimigos da HP são os responsáveis pelo surgimento do pagode universitário, levando o samba romântico a lugares antes só visitados pelos roqueiros. As garotas também vibram com o visual dos rapazes, que são de São Paulo.





O 12º GRUPO ESTAR CHEGANDO PARA              ENTRA NESSA LISTA 




A CÉLULA MUSICAL QUE TEM SEU PERFIL